A Fundação SOS Mata Atlântica trabalha pela valorização dos parques e reservas, com a defesa das políticas voltadas para essa área, por meio de parcerias com o setor público e o engajamento do setor privado e da sociedade. Isso ocorre de duas maneiras:
A primeira é o apoio a projetos selecionados por meio de editais, com o objetivo de ampliar o engajamento e a presença da sociedade nos parques, por meio de visitação, pesquisa, educação ambiental e voluntariado.
A segunda é o apoio direto aos parques e reservas, por meio de fundos constituídos por doações de empresas ou de pessoas físicas para garantir a proteção, gestão e sustentabilidade dessas áreas.
O diferencial do nosso modelo é a possibilidade de se estabelecer uma parceria para apoiar a gestão das áreas protegidas sem transferência financeira aos órgãos públicos, garantindo a operação cotidiana e as emergências. Estamos falando de um valor que beneficia a área com equipamentos e serviços de forma fácil e ágil, porém com todos os requisitos de segurança jurídica e transparência entre os parceiros.
Além de proteger a biodiversidade, os parques e reservas e seus ambientes costeiros e marinhos contribuem para a sobrevivência e bem-estar da população, bem como para diversas atividades econômicas.
Apesar de protegidas por lei, essas áreas necessitam de fortalecimento de sua gestão, valorização da presença e engajamento da sociedade para que garantam a proteção do patrimônio natural e cultural guardado por muitas delas.
Produção de água e proteção do solo são alguns dos serviços prestados pelos parques e reservas para a população. Ainda são espaços para o desenvolvimento de pesquisas e de convívio com a natureza por meio da visitação e atividades de educação ambiental.
A SOS Mata Atlântica também oferece apoio a
áreas marinhas protegidas, contribuindo para sua gestão e para ações voltadas para unidades de conservação municipais.
Entre em contato e saiba como você pode apoiar iniciativas em áreas protegidas.