Clima e eventos extremos na Mata Atlântica

28 de April de 2023

Todos os anos, a exemplo da recente tragédia no litoral Norte de São Paulo,  a população sofre com as consequências de eventos climáticos extremos na Mata Atlântica, que tendem a ficar cada vez mais frequentes. Numa edição especial do Mata Atlântica em Debate, que abre a programação do Viva a Mata 2023, convidamos especialistas para falar de Clima e eventos extremos na Mata Atlântica, do ponto de vista da ciência, da política pública e dos grandes acordos internacionais. O debate será transmitido ao vivo pelo canal da SOS Mata Atlântica no YouTube e por sua página no Facebook. Participam da mesa:

Aloisio Melo 

Diretor do Departamento de Políticas de Mitigação, Adaptação e Instrumentos de Implementação da Secretaria Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática. Servidor público federal desde 2002, coordenou por dez anos a área de meio ambiente e mudança do clima do Ministério da Fazenda, depois de ter atuado na formulação e gestão de políticas federais de segurança alimentar e nutricional, crédito rural e agricultura familiar e proteção e defesa civil. Foi consultor sênior internacional do Banco Interamericano – BID na área de financiamento climático e integração de mudança climática à agenda de gestão fiscal.”

Fernanda Carvalho

Fernanda Carvalho, PhD, é Head de Políticas de Clima e Energia do WWF Internacional. Ela é advogada, doutora em Relações Internacionais pela UNB e mestre em Direito Ambiental Internacional pela Universidade de Nottingham, Reino Unido. Ela tem mais de 20 anos de experiência em construção e análise de políticas ambientais e compromissos internacionais e cooperação internacional em clima, biodiversidade e energia.

Humberto Rocha

Professor Titular do Departamento de Ciências Atmosféricas no IAG da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Hidroclimatologia, é Coordenador do Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Fapesp em Segurança Hídrica e Alimentar em Zonas Críticas.

Luis Fernando Guedes Pintos

Diretor Executivo da Fundação SOS Mata Atlântica desde junho de 2022. É Engenheiro agrônomo com mestrado em Engenharia Ambiental e Doutorado em Fitotecnia, todos pela Universidade de São Paulo. Atuou por mais de 20 anos no Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e também já foi pesquisador visitante da Universidade de Oxford, assim como teve experiências internacionais na Indonésia, Estados Unidos e Inglaterra. Luís Fernando também é professor da Escola Superior de Sustentabilidade e Conservação (ESCAS-Ipê) e membro da Rede Folha de Empreendedores Sociais e Senior Fellow da Ashoka. Participou ainda do conselho de organizações internacionais, como a Rede de Agricultura Sustentável, da Iseal Alliance e do Conselho do Agronegócio da FIESP. O debate será mediado por Afra Balazina, diretora de Mobilização e Comunicação na Fundação SOS Mata Atlântica.

Compartilhar nas redes: