Defenda o lugar onde você mora nessas eleições

25 de September de 2024

Você, que está lendo esta carta, provavelmente faz parte de uma maioria: os 72% da população brasileira que mora no bioma da Mata Atlântica.

Mesmo que não tenha mais floresta na sua cidade, ou à sua volta, o bioma ainda está lá, em 3.429 municípios (veja como descobrir se o seu é um deles aqui).

É a presença da Mata Atlântica que vai garantir água limpa pra beber, ar puro pra respirar, controle de temperatura pra gente enfrentar as ondas de calor, terra saudável pra produzir comida, e mais um monte de ‘serviços ambientais’ que estamos acostumados a não valorizar. Isso, claro, até que eles não funcionem mais.

Rio Grande do Sul debaixo d'água. Foto: Agência Brasil.

A seca que faz faltar água e que piora as queimadas, as grandes enchentes como a do Rio Grande do Sul, a poluição do ar e dos rios são todos sintomas de uma relação que está doente: a nossa com o ambiente onde vivemos.

Por isso, mais do que nunca, é preciso votar em pessoas que se comprometam com a preservação e a recuperação da natureza.

A equipe da Fundação SOS Mata Atlântica, organização que está há quase 40 anos lutando por este bioma, listou os pontos que devem ser prioridade da agenda ambiental para as cidades da Mata Atlântica, considerando o que de fato é competência de uma prefeitura ou Câmara de Vereadores (entenda aqui quais são essas competências).

Veja como as candidaturas estão falando - se estão falando - desses assuntos e se têm compromissos com a Mata Atlântica e com a qualidade de vida (nesta plataforma, você pode encontrar candidaturas que já firmaram seu compromisso). Vá atrás, pesquise, e saiba que nestas eleições você tem o poder de defender a sua casa.


PROPOSTAS PARA A MATA ATLÂNTICA:

Mata Atlântica e Clima 

  • Zerar o desmatamento na Mata Atlântica.
  • Fazer valer a Lei da Mata Atlântica nos municípios, com reforço à fiscalização e incentivo à conservação e a restauração.
  • Desenvolver planos municipais de adaptação à Mudança do Clima.

Água Limpa

  • Recuperar e proteger Áreas de Preservação Permanente (APPs) urbanas em margens de rios, encostas, áreas sujeitas a inundação e topos de morro, para aumentar a segurança em eventos climáticos extremos. 
  • Garantir água à população e disponibilizar pontos de acesso à água potável , principalmente aqueles em situação de rua e vulnerabilidade. 
  • Investir em Soluções Baseadas na Natureza como resposta às chuvas e cheias, ao saneamento básico, ao conforto térmico e na recuperação da biodiversidade.

Áreas Protegidas

  • Expandir e investir na manutenção das Áreas Protegidas municipais, integrando esses mecanismos em planos mais amplos para a contenção do desmatamento, redução dos riscos de catástrofes naturais, proteção dos mananciais e ordenamento do uso do solo urbano. 
  • Valorizar as Unidades de Conservação (UCs) municipais, com visibilidade para essas áreas e garantia de seu funcionamento em benefício da sociedade. 
  • Fortalecer órgãos municipais de meio ambiente e garantir a estrutura e recursos necessários para implementação efetiva das áreas protegidas do município, de forma participativa e com o adequado controle social. 

Restauração Florestal

  • Usar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) como ferramenta de planejamento e gestão pública. 
  • Criar políticas de prevenção e combate a incêndios florestais.
  • Promover a restauração da Mata Atlântica como estratégia para combater a crise climática e melhorar a qualidade de vida. 

Compartilhar nas redes: