A Fundação SOS Mata Atlântica vem a público repudiar de forma veemente os atentados praticados na Praça dos Três Poderes, neste domingo, 8 de janeiro de 2023, contra a Democracia brasileira. A depredação dos patrimônios públicos e os atos de vandalismo praticados nas sedes dos Poderes da República representam enorme e gravíssima violência contra toda a sociedade brasileira.
Este não é o momento de violência, é momento de respeito ao resultado das eleições, de
recondução do país rumo ao desenvolvimento sustentável, de retomada da governança e, sobretudo, de união das instituições e organizações sociais em defesa da democracia no Brasil.
Atos de violência e desordem voltados a desestabilizar o país e a fragilizar as instituições são totalmente descabidos. E, diante da gravidade dos fatos ocorridos, são urgentes a rigorosa apuração e a punição dos responsáveis, de forma exemplar, para que cenas tristes e inadmissíveis como as de hoje não se repitam.
Externamos por meio desta nota nossa solidariedade aos Três Poderes, violentamente agredidos, e reafirmamos nosso compromisso de atuar em conjunto com as organizações da sociedade civil pela retomada do desenvolvimento do país e pelo fortalecimento da agenda ambiental e climática, em especial da Mata Atlântica.
Fundação SOS Mata Atlântica