Nota pública em defesa da valorização dos servidores ambientais

17 de July de 2024

A Fundação SOS Mata Atlântica vem a público defender a urgente valorização dos servidores e servidoras da área ambiental federal que desempenham serviços essenciais e estratégicos em defesa do patrimônio natural brasileiro. Profissionais que atuam no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e no Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima (MMA) têm o nosso reconhecimento e apoio. 

Neste momento de emergência climática e de compromissos do Brasil com a agenda ambiental, de combate ao desmatamento e de reconstrução dos espaços de participação social e governança socioambiental, é imperativo que o Governo Federal fortaleça efetivamente os órgãos ambientais por meio da valorização dos técnicos, especialistas e trabalhadores que atuam na linha de frente da defesa ambiental e nas políticas públicas de meio ambiente, mudanças climáticas, unidades de conservação e recursos hídricos. 

A atuação dos servidores do IBAMA é de extrema importância para os biomas brasileiros e para a sociedade, especialmente no combate ao desmatamento e incêndios florestais, na fiscalização e controle da poluição, no licenciamento ambiental, coibindo a ação de infratores e criminosos. Reconhecemos a dedicação e o empenho desses servidores que, muitas vezes, colocam suas vidas em risco em locais remotos e de difícil acesso. 

Ao ICMBio, responsável por 340 unidades de conservação que abrigam patrimônios naturais de riquíssima biodiversidade, ecossistemas e paisagens icônicas em todos os biomas brasileiros, além das unidades voltadas às populações tradicionais e seus saberes socioambientais, nosso respeito e reconhecimento. Como parceiros do ICMBio, celebraremos neste ano mais uma edição do evento “Um Dia no Parque”, que visa estimular a sociedade a se aproximar das suas Unidades de Conservação e contribuir para a valorização do patrimônio natural brasileiro, oportunidade na qual também destacaremos a relevância das atividades e serviços que desempenham.  

Aos que atuam na carreira de especialista em meio ambiente e às áreas administrativas do Sistema Nacional de Meio Ambiente, complementando o importante quadro de profissionais da gestão ambiental no Brasil, nosso respeito. 

É urgente que o Governo Federal chegue a um bom termo, valorizando a carreira, conferindo autonomia e reconhecimento aos profissionais dos órgãos gestores das políticas públicas de meio ambiente do Brasil. Somente assim os compromissos ambientais serão cumpridos.

Compartilhar nas redes: