Criado em 1937 pelo Presidente Getúlio Vargas, o
Parque Nacional do Itatiaia (PNI) - mais antigo do Brasil, celebrou 86 anos em junho. A ocasião foi festejada com apresentações musicais, palestras, exposições de arte sobre os biomas brasileiros e a inauguração da trilha Alameda Conectar, projetada exclusivamente para cadeirantes, idosos e deficientes visuais.
O novo percurso tem aproximadamente 120 metros e está inserido no Bosque Sensorial, que já contava com outras duas pequenas trilhas. Todo o caminho oferece experiências sensoriais e acessíveis, como piso adaptado - construído com pó de terra e pedra natural, corrimão e rodapé em eucalipto.
Além das estruturas comuns e das trilhas de apoio a pessoas com baixa mobilidade, o PNI também oferece outras ferramentas de inclusão, como a tecnologia assistiva, que serve para facilitar o acesso aos atrativos naturais e culturais da unidade. É importante destacar que todos esses recursos permitem ao visitante explorar o sistema sensorial humano por meio da percepção de cores, formas, texturas, odores e sons.
"As unidades de conservação só terão perenidade se a nossa sociedade como um todo aprender a amá-las e defendê-las. Isso só vai acontecer se as pessoas visitarem e conhecerem suas áreas protegidas e para isso os parques são as vitrines e as trilhas os caminhos para esse conhecimento", pondera o analista ambiental Gustavo Tomzhinski, do
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que gere esta Unidade de Conservação (UC).
A cerimônia realizada em comemoração aos 86 anos do Parque contou com a presença do presidente do ICMBio, Mauro Pires; da gerente regional, Fernanda Garcia; dos prefeitos de Itatiaia/RJ e Itamonte/MG, bem como de outros representantes de unidades de conservação federais e instituições parceiras do ICMBio.
[caption id="attachment_1090646379" align="aligncenter" width="640"]
Inauguração de nova trilha acessível no Parque Nacional do Itatiaia, em 14 de junho de 2023. Fotos: Divulgação.