#PraMataFicarON

29 de November de 2022

O Dia de Doar foi estabelecido nos Estados Unidos em 2012 como incentivo à cultura de doação, e desde então vem ganhando tração e adeptos em todo o mundo. Neste dia especial, comemorado em 29 de novembro em 2022, a SOS Mata Atlântica lança a campanha #PraMataFicarOn, chamando as pessoas para se  unirem a uma de suas principais causas: a restauração da floresta. Somente no primeiro semestre deste ano, cerca de 21 mil campos de futebol de floresta foram perdidos na Mata Atlântica, o bioma que já tem a menor cobertura florestal do Brasil, e o maior número de espécies ameaçadas de extinção. Enquanto apoiamos a geração de dados de desmatamento e pressionamos o poder público para não diminuir a proteção legal da Mata Atlântica, também atuamos na frente de recuperação de áreas degradadas. Somos a organização da sociedade civil que mais plantou árvores no bioma - mais de 42 milhões em quase 30 anos de trabalho. Nossa sede em Itu, interior de São Paulo, é um exemplo do impacto positivo que é possível gerar quando investimos na natureza. A restauração começou a trazer de volta diversas espécies de animais, que também ajudam a reestabelecer a dinâmica da floresta, e área que antes era degradada passou a ser uma "produtora de biodiversidade", isto é, um refúgio para a reprodução de espécies. Somente para aves o aumento foi de 156%, segundo estudo da Universidade Federal de São Carlos.
> Veja outros resultados na página do Centro de Experimentos Florestais.
[caption id="" align="alignnone" width="659"] Antes e depois da restauração no Centro de Experimentos Florestais, em Itu.
Como parceiros oficiais da Década da Restauração de Ecossistemas da ONU, temos a missão de inspirar outras instituições e pessoas a apoiarem projetos de restauro. É um esforço global para deter a degradação dos ecossistemas e restaurá-los, visando o bem das pessoas e da natureza. Por isso, neste Dia de Doar...

Junte-se à SOS Mata Atlântica e nos ajude a trazer o verde de volta para nossa terra!