Solenidade do Viva a Mata foi marcada por emoção e anúncio de transições na diretoria e presidência da Fundação SOS Mata Atlântica
08 de June de 2022
A solenidade do Viva a Mata – edição 2022, na noite de 25 de maio, foi marcada por muitas emoções. O evento, realizado há mais de quinze anos, consagra as festividades do mês da Mata Atlântica. Neste ano cerca de 200 pessoas acompanharam a solenidade presencialmente, no MuBE em São Paulo (SP), e virtualmente.
Clique aqui e reveja o evento.
Entre a divulgação dos dados mais recentes do
Atlas do Desmatamento da Mata Atlântica e realização de homenagens, a SOS Mata Atlântica também lançou o livro
“30 anos de conservação do hotspot de biodiversidade da Mata Atlântica: desafios, avanços um olhar para o futuro”, organizado por Marcia Hirota e Luiz Paulo Pinto. LP, como carinhosamente era conhecido, nos deixou em março, pouco antes da finalização da obra, que se tornou um símbolo do legado de uma vida inteira dedica à conservação do bioma.
[caption id="attachment_1090645446" align="aligncenter" width="640"]
Solenidade Viva a Mata - edição 2022, realizada em 25 de maio em São Paulo. Foto: Edu Viana / SOS Mata Atlântica
A ocasião também marcou o início das renovações da presidência e da diretoria da Fundação. Depois de quase dez anos, Pedro Passos deixa a presidência do conselho, mas continuará contribuindo como conselheiro. “
Quero falar de um compromisso que eu tive desde o primeiro dia no conselho, o compromisso de respeitar o legado daqueles que me antecederam e que foi construído por todos aqueles que fazem parte da equipe. Esse é o nosso maior bem, o nosso maior ativo imaterial para que possamos vencer as batalhas pela conservação. E lembro deste compromisso para agradecer a todos que escrevem esta história”, expressou Passos. “
A Fundação vai continuar inovando e renovando, sendo propositiva, interagindo com todos os agentes da sociedade para construir uma nova realidade. Está na hora de construir uma nova etapa de nossa história, uma nova fase que começa com ótimas notícias” acrescentou.
À frente da instituição também há quase uma década como diretora-executiva, Marcia Hirota foi escolhida e convidada a assumir a posição de presidente do Conselho Administrativo da SOS Mata Atlântica. Marcia será sucedida na direção-executiva por Luís Fernando Guedes Pinto, que até então ocupava o cargo de diretor de Conhecimento. “
Luis nos encantou com seu conhecimento, sua experiência, com seu jeito de liderar e com sua ousadia de fazer proposições” dividiu Passos. “
É uma enorme responsabilidade e honra estar à frente de uma organização como esta, que faz parte da história do Brasil e que faz a diferença neste país desde 1986”, expressou Luís Fernando Guedes Pinto. “
Também é um desafio suceder a Marcia e todo o seu trabalho, mas sei que ainda poderemos contar muito com a sua orientação junto ao Conselho. Eu também conto com todo o empenho e entusiasmo de uma equipe maravilhosa, que são loucos pela Mata Atlântica e fazem toda a diferença”, lembro Pinto.
[caption id="attachment_1090645478" align="aligncenter" width="640"]
Solenidade Viva a Mata - edição 2022, realizada em 25 de maio em São Paulo. Foto: Léo Barrilari / SOS Mata Atlântica
O convite para que Marcia assumisse a presidência coroa uma história de muitas realizações na Fundação. “
”, lembrou, com carinho, Passos.
Marcia coordenou por 26 anos o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, e liderou parcerias, projetos e iniciativas que se tornaram inesquecíveis na Fundação. Sua liderança, sempre gentil e assertiva, contribuiu imensamente para que a instituição se tornasse uma das mais respeitadas em todo o país. Em um vídeo de homenagem, parceiros e amigos recordaram fatos importantes desta jornada.
Marcia também lembrou de outros conselheiros que fazem parte da Fundação e afirmou que “
”.
A transição será oficializada nas próximas semanas. “
”, reforçou Marcia.
[caption id="attachment_1090645479" align="aligncenter" width="640"]
Solenidade Viva a Mata - edição 2022, realizada em 25 de maio em São Paulo. Foto: Léo Barrilari / SOS Mata Atlântica