Apoie nossas
causas
Se mantenha informado de nossas ações
27 de May de 2024
No final de semana que antecedeu o Dia Nacional da Mata Atlântica (27/05), a Fundação SOS Mata Atlântica realizou eventos em São Paulo e Itu, conectando o público com o bioma onde vive a maior parte da população e celebrando a grande sociobiodiversidade da Mata Atlântica. Foi mais uma edição do Viva a Mata, em parceria com o Bradesco, que este ano teve como tema o mote "Parte de Você".
As celebrações começaram no sábado, 25 de maio, na sede da organização, localizada em Itu (SP). Os visitantes conheceram o viveiro de mudas nativas usadas nos projetos de restauração florestal; subiram a de torre de observação, onde é possível ver o resultado deste trabalho, uma vez que na fazenda foram restaurados quase 400 hectares de floresta nativa; conferiram o novo Espaço Snoopy e sua turma na Mata Atlântica e participaram de uma oficina de grafite coletiva em parceria com o artista Mundano (foto). Ao final, houve degustação de sucos, geleias e frutas nativas.
Veja todas as fotos aqui: Porteira Aberta - Especial Viva a Mata.
Na cidade de São Paulo, as ações aconteceram simultaneamente no domingo, 26 de maio. No Parque Ecológico do Tietê, na zona leste da cidade, a atração foi o show da “Casa Bagunçada”, que animou as famílias presentes. Também teve mediação de leituras educativas e um plantio simbólico de árvores nativas.
Confira as fotos: Viva a Mata - Parque Ecológico do Tietê.
Na zona oeste, o local escolhido foi o Parque Villa-Lobos. Apesar da chuva, os participantes realizaram o percurso "Vá na Sombra", pela área florestada do parque, parando para conhecer mais sobre a flora e fauna da Mata Atlântica. Também houve a oficina “Cozinha da Floresta” para as crianças e degustação de Juçaí, um açaí produzido com 100% do fruto da palmeira-juçara, espécie nativa deste bioma. Na biblioteca do parque, foram apresentados os seis projetos selecionados no edital para melhorias na bacia do Rio Pinheiros, lançado pela SOS Mata Atlântica e pela HEINEKEN.
As fotos estão aqui: Viva a Mata - Parque Villa Lobos
Completando a programação, o público também venceu a chuva e compareceu à vivência na Reserva Indígena Yvy Porã, próxima ao Pico do Jaraguá. Os interessados foram recebidos na Opy, Casa de Reza Guarani, onde puderam ouvir e conhecer mais deste povo originário. Seguiram então por uma trilha pela mata, conhecendo as estações de criação de abelhas nativas, consideradas sagradas e ligadas a diversas práticas espirituais; a estação de armadilhas de caça Guarani, onde o condutor da vivência, Jurandir Martim (Tupã) explicou sobre a cultura de caça, que visa a sustentabilidade e o equilíbrio com a natureza; fizeram uma pausa para um almoço típico e por fim encerraram as atividades assistindo a uma apresentação de cantos tradicionais.
Acesse o álbum da vivência: Viva a Mata - Terra Indígena do Jaraguá