A Fundação SOS Mata Atlântica realiza no sábado, 10 de setembro, das 9h às 13h, mais uma edição do
Porteira Aberta. Realizado desde 2010, o evento abre o
Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Grupo HEINEKEN, em Itu (SP), para visitação e realização de atividades com a natureza, como o jardim sensorial e o viveiro de mudas nativas da Mata Atlântica. Até hoje, mais de 2.000 pessoas já participaram da iniciativa.
Esta edição terá como tema os
Contos das Árvores e contará com a ajuda do
NatuContos, um aplicativo lúdico e original sobre o universo da natureza que oferece uma atividade divertida ao ar livre para ser feita em grupo, incentivando o aproveitamento o tempo de forma sociável, criativa e saudável.
Passaremos por espécies presentes na mata da fazenda, como o jequitibá-rosa, conhecido como rei da floresta, um título conquistado por ser uma das árvores mais altas da flora brasileira, e também uma das mais longevas, vivendo centenas de anos.
A atividade é gratuita e aberta para o público geral.
Por que abrir as portas
O Porteira Aberta, além de mostrar a atuação da ONG principalmente na área de
restauração florestal, pesquisa e educação ambiental, busca reunir pessoas interessadas pelo meio ambiente e envolvê-las, trocando experiências e muitas vezes gerando novos contatos, projetos e amizades.
No local do evento funciona a sede e base de restauração florestal da SOS Mata Atlântica, com um viveiro com capacidade de produção de
750 mil mudas por ano – com uma variedade de até 120 espécies nativas. Também são realizadas ações de educação ambiental, mobilização, cursos e capacitação, além de pesquisa em parceria com universidades. Anteriormente, o local abrigava uma fazenda de café e de gado que teve sua área restaurada pela ONG - já foram plantadas na área 720 mil árvores.
A fazenda, de propriedade do Grupo HEINEKEN e que desde 2007 é cedida em comodato para a SOS Mata Atlântica, tem mais de 500 hectares e teve mais da metade de sua área recuperada com o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica. Hoje, 15 anos depois, já é possível ver um cenário bem diferente, com árvores que já alcançam 10 metros de altura e a partir dos projetos de pesquisas realizados em parcerias com universidades, já se pode considerar o espaço como refúgio para a biodiversidade, incluindo mais de 200 espécies de aves já identificadas e algumas espécies de mamíferos.
Além disso, com patrocínio do Grupo HEINEKEN, desde 2010 é desenvolvido no espaço um projeto de educação ambiental para escolas e grupos de Itu e região, que já recebeu mais de
48 mil pessoas para atividades como a trilha, jardim sensorial, centro de interpretação e viveiro de mudas nativas e tem como principal objetivo proporcionar experiências com a natureza e diálogos sobre questões socioambientais.
“Acreditamos muito no poder da experiência para a consciência. Proporcionar momentos de experiência com a natureza contribui para que as pessoas se inspirem cada vez mais na defesa desses ambientes, vendo pessoalmente os resultados de recuperar florestas, recuperar a qualidade da água e entender a importância das áreas protegidas e conservadas para a biodiversidade e para nossa saúde e bem-estar”, afirma Kelly De Marchi, educadora ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica.
Porteira Aberta
Quando: 10 de setembro de 2022, das 9h às 13h
Onde: Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Grupo HEINEKEN
Endereço: Rodovia Marechal Rondon, km 118,3 – Bairro Porunduva – Itu/SP.
Mais informações: (11)3262-4088 ou
kelly@sosma.org.br
Inscrições aqui