Apoie nossas
causas
Se mantenha informado de nossas ações
24 de March de 2023
Num encontro com Capobianco já em Nova York, no primeiro dia da Conferência, Malu também reforçou a conexão das pautas de florestas e água, e lhe entregou o relatório do programa Observando os Rios, que mostra a qualidade da água na Mata Atlântica.
Dos 160 pontos monitorados em 120 rios e corpos d’água, em 16 estados do bioma, apenas 6,9% têm qualidade de água boa, 75% regular e 18,1, ruim e péssima. Os indicadores foram levantados por uma rede de cerca de 3 mil voluntários que integram o programa. “Esse retrato mostra que a contaminação e a precária condição dos rios e mananciais potencializam as crises, a escassez de água boa e os conflitos por uso da água no Brasil”, afirmou Malu.
Na mesma ocasião, a AVAAZ entregou ao secretário uma petição com mais de meio milhão de assinaturas pedindo a garantia da água como direito humano, com gestão sustentável envolvendo mulheres, povos indígenas e comunidades locais. Capobianco recebeu os documentos com “interesse e prazer”, disse que estão sintonizados com o direcionamento que a pasta terá no Ministério e que os considera não como uma pressão, mas como apoio à agenda do governo na Conferência.