Apoie nossas
causas
Nossa missão é inspirar a sociedade na defesa da Mata Atlântica.
1986
Criação da Fundação SOS Mata Atlântica.
1987
Lançamento da campanha “Estão Tirando o Verde da Nossa Terra”, que se tornou uma das marcas do movimento ambientalista no Brasil.
1988
Promulgação da Constituição Federal, onde a Mata Atlântica é reconhecida como um “patrimônio nacional”. A Fundação inicia projetos na região do Lagamar, maior área contínua de Mata Atlântica no país.
1989
Lançamento da primeira “Plataforma Ambiental” aos candidatos à Presidência.
1990
Publicação do primeiro Atlas da Mata Atlântica, em parceria com o Inpe e o Ibama, com patrocínio do Bradesco Cartões. Edição do Decreto Federal 99.547, que veta o corte e a exploração da vegetação de Mata Atlântica.
1991
Lançamento da campanha pela ”Despoluição do Tietê”, que originou o Núcleo União Pró-Tietê e a Rede das Águas. Lançamento do Plano de Ação para a Mata Atlântica, de Ibsen de Gusmão Câmara, com propostas para atender às principais necessidades de conservação do bioma.
1992
SOS Mata Atlântica participa da ECO-92. Criação da Rede de ONGs da Mata Atlântica. O Conselho Nacional do Meio Ambiente aprova o conceito Domínio Mata Atlântica, estendendo a proteção à vegetação em regeneração.
1993
SOS Mata Atlântica lança o cartão de crédito SOS Mata Atlântica Bradesco Visa. O presidente Itamar Franco edita o decreto 750, que estabelece normas para a proteção e uso sustentável da Mata Atlântica.
1997
Lançamento do Programa de Voluntariado da SOS Mata Atlântica.
1999
Ocupação do Congresso Nacional por 250 crianças com desenhos e mensagens em favor da Mata Atlântica, após campanha que percorreu 13 capitais.
2000
Criação do Programa Clickarvore. Elaboração da primeira Plataforma Ambiental aos Municípios, Prefeitos e Vereadores.
2001
Lançamento do Programa Plantando Cidadania, de capacitação para voluntariado empresarial e escolar. Lançamento da campanha “Faça as Leis com suas Próprias Mãos – Assine pela Mata Atlântica”, pela aprovação do Projeto de Lei da Mata Atlântica, em parceria com a Rede de ONGs da Mata Atlântica.
2002
Criação do Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) da Mata Atlântica. Lançamento da campanha “Mata Atlântica: Vote para Proteger”, envolvendo eleitores com a proposta de inclusão da temática ambiental na escolha dos candidatos.
2003
Aprovação da Lei da Mata Atlântica. Lançamento do Atlas dos Municípios da Mata Atlântica.
2004
Criação do Programa Florestas do Futuro. Lançamento do título de capitalização Pé Quente Bradesco-SOS Mata Atlântica.
2005
Realização da primeira edição do evento “Viva a Mata”, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.
2006
Sanção da Lei da Mata Atlântica, depois de 14 anos de tramitação. Criação do Programa Costa Atlântica.
2007
Implantação do Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – HEINEKEN Brasil. Lançamento do Fundo Costa Atlântica para apoio às atividades das áreas protegidas marinhas. Criação da Frente Parlamentar Ambientalista.
2009
Lançamento da exposição itinerante “A Mata Atlântica é Aqui”, que percorreu a Mata Atlântica num caminhão adaptado. Campanha “Xixi no Banho” é lançada e conquista milhares de simpatizantes no Brasil e no mundo.
2010
Publicação do “Plantando Cidadania”: guia do educador ambiental. Realização de diversas manifestações no Brasil contra as alterações no Código Florestal.
2011
Exposição interativa “Sua Mata, Sua Casa” celebra 25 anos da Fundação.
2014
Lançamento da “Carta aos Candidatos” e da cartilha “Uma Lei para o Mar: Uso e Conservação para Benefício de Todos”.
2015
SOS Mata Atlântica celebra 15 anos de Restauração Florestal. Lançamento do hotsite interativo “Aqui Tem Mata?” e da campanha “Espécies da Mata Atlântica”, com histórias reais de engajamento. Encontro com secretários de estados da Mata Atlântica gera a carta “Uma Nova História para a Mata Atlântica”. Fundação realiza expedição pelo Rio Doce após tragédia com a barragem em Mariana (MG).
2016
SOS Mata Atlântica celebra 30 anos e renova missão institucional: “Inspirar a sociedade na defesa da Mata Atlântica”. Compromisso pelo desmatamento ilegal zero ganha apoio dos 17 estados da Mata Atlântica. Lançamento da publicação “25 Anos de Mobilização: O retrato da qualidade da água e a evolução dos indicadores de impacto do Projeto Tietê”. Fundação lança sua campanha de 30 anos: A Mata é a Nossa Casa.
2017
SOS Mata Atlântica reforça o seu foco na promoção de políticas públicas e apresenta as causas que sintetizam sua atuação: a Mata Atlântica – a causa maior e transversal, de onde derivam as demais – a Restauração da Floresta; a Valorização dos Parques e Reservas; a Água Limpa e a Proteção do Mar. Centro de Experimentos Florestais completa 10 anos. Ampliação da parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para apoio a Unidades de Conservação. O Observando os Rios, projeto referência de engajamento de comunidades no cuidado com a água, chega aos 17 estados da Mata Atlântica, além do Distrito Federal.
2018
SOS Mata Atlântica participa do Fórum Mundial da Água, em Brasília. Para as eleições presidenciais, lança sua plataforma Desenvolvimento para Sempre para candidatos e eleitores. Apoia a primeira edição da campanha Um Dia no Parque e realiza a expedição pelo rio Iguaçu.