Emoções afloraram com o lançamento do
Espaço Educativo Snoopy e sua Turma na Mata Atlântica. Realizado no dia 8 de novembro, para um público fechado de jornalistas, criadores de conteúdo, licenciados e parceiros, o evento teve a participação de dois queridos personagens criados por Charles Schulz. Snoopy e Charlie Brown ajudaram Marcia Hirota, presidente de conselho da Fundação, e Celso Rafael, diretor geral da Lótus Global Marketing, que gerencia a marca Peanuts no Brasil, a fazer as honras de inaugurar o espaço.
Logo na entrada, os visitantes passam por um painel que mostra as diferentes formações encontradas na Mata Atlântica, dos campos de altitude e florestas densas até o mangue e a restinga. Em seguida, um painel que retrata os fatores de degradação do bioma mais devastado do Brasil, desde o ciclo do pau-brasil na época da colonização e chegando na expansão urbana e das áreas agrícolas de hoje.
No espaço, há atividades interativas ilustradas com a turma do Snoopy que ensinam sobre a Mata Atlântica, como um jogo de verdadeiro ou falso e um jogo da memória com espécies do bioma.
A expectativa agora é receber grupos de escolas participantes do programa
Aprendendo na Mata Atlântica, da SOS Mata Atlântica, e o público geral no Porteira Aberta, evento bimestral no qual a fundação abre as portas de sua sede.
Campanha “Take Care”
Celso Rafael conta como surgiu a ideia do espaço. Em 2019 a Peanuts global lançou uma nova campanha para incentivar ações de cuidado – consigo mesmo, com o próximo e com o mundo -, a campanha Take Care with Peanuts.
No Brasil, a equipe escolheu começar a desenvolver essa ideia de cuidado pela natureza. “E quando falamos em meio ambiente, a primeira coisa que pensamos foi: vamos falar com a SOS Mata Atlântica. Em função do trabalho que fazem, da importância desse trabalho, de sua seriedade”, compartilhou Rafael no evento de lançamento.
Pensando nos 75 anos da marca Peanuts, que serão celebrados em 2025, a Lótus sugeriu o plantio de 15 mil mudas de árvore por ano até a data, totalizando 75 mil mudas. A parceria foi firmada com a SOS Mata Atlântica e a floresta já está crescendo numa propriedade no interior de São Paulo.
A iniciativa serviu de inspiração para outras no mundo inteiro, conta Rafael.
Espaço para educação ambiental
Além da restauração, o espaço do Snoopy vai ajudar a fundação no trabalho já realizado de educação ambiental.
“Nossa missão é inspirar a sociedade na defesa da Mata Atlântica, e estamos muito felizes e animados de contar com o Snoopy e sua turma para isso”, comemorou Márcia Hirota no evento.
No lançamento, a equipe da SOS pode fazer um tour especial pelo espaço, acompanhada pelo próprio Snoopy e Charlie Brown, que distribuíram abraços e simpatia para os presentes. O momento foi ainda mais tocante para colaboradores como Tainá Franco, técnica em restauração florestal, fã de longa data da turma.
“Eu cresci assistindo os desenhos do Snoopy e ele sempre foi o meu personagem favorito. Ter participado de um evento como este que juntou o meu desenho favorito com a causa que eu escolhi lutar, me preencheu o coração e foi bastante emocionante”, conta. “Acredito que tanto crianças, quanto jovens e adultos poderão aprender muito sobre a Mata Atlântica, suas fisionomias, sua fauna, sua flora e a sua importância, por meio dos jogos e dos espaços interativos, e esses aprendizados com certeza acompanharão a todos que tiverem a oportunidade de conhecer o espaço!”, completa.
Veja mais fotos do lançamento:
Fotos: Léo Barrilari / SOS Mata Atlântica.