É comemorado em 27 de maio o
Dia Nacional da Mata Atlântica, bioma onde vive a maior parte da população brasileira. Para marcar a data e chamar a sociedade para celebrar esse ecossistema-casa de tanta gente, a Fundação SOS Mata Atlântica promove dois eventos especiais em Itu, cidade onde fica a sede da ONG, como parte da programação do
Viva a Mata 2023.
No
sábado, 20 de maio, a instituição abre suas portas para o público, que terá a chance de conhecer a fazenda que já foi produtora de café, virou área de pasto degradado e hoje abriga mais de um milhão de árvores nativas da Mata Atlântica, plantadas num dos maiores projetos de restauração florestal da Fundação. Com quase 15 anos de trabalho desenvolvido, o
Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica - Grupo HEINEKEN já conta com uma floresta viva, que protege a água e a rica biodiversidade da Mata Atlântica.
O roteiro inclui uma caminhada pela Trilha dos Jequitibás, por dentro da área de floresta restaurada e passando por diversas espécies icônicas da flora; uma visita ao viveiro que tem capacidade de produção de 700 mil mudas nativas por ano; uma experiência de plantio de árvores frutíferas, para a criação do pomar na sede da ONG; degustação de sabores nativos da Mata Atlântica; e apresentação musical ao vivo.
O
Porteira Aberta Especial: Viva a Mata começa às 9h da manhã e vai até às 13h. A participação é gratuita e aberta para qualquer pessoa, mas as vagas são limitadas.
Acesse o link de inscrição para conferir todos os detalhes, como endereço e recomendações para a participação.
Viagem geológica
E no dia seguinte,
domingo, 21 de maio, a equipe te espera no Parque Geológico do Varvito, um dos monumentos mais importantes dessa histórica cidade paulista.
O parque recebe este nome devido à presença de uma formação geológica chamada varvito. “Ito” significa rocha e “varvo” é camada. O então varvito faz parte de um pacote de rochas sedimentares que contêm evidências de uma extensa idade glacial, há 280 milhões de anos, quando um enorme manto ou lençol de gelo cobriu a região sudeste da América do Sul.
Depois de um histórico de exploração e mineração dessa rocha, o parque foi inaugurado em 23 de julho de 1995, com 44.346m². Hoje é Patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turismo do Estado de São Paulo).
No dia 21, o
Viva a Mata promove uma trilha guiada pela Mata Atlântica do parque, que possui árvores nativas antigas ainda de pé. Em seguida, uma oficina de sementes nativas, onde a equipe de restauração da Fundação vai mostrar os diversos tipos de sementes do bioma, como elas se dispersam para criar novas árvores e como as pessoas podem induzir seu processo de germinação para a criação de mudas. Os participantes vão ganhar sementes, realizar o plantio no vaso e poderão levar, criar e plantar sua muda de espécie nativa da Mata Atlântica onde quiserem.
Haverá ainda um momento de contação de histórias no parque, finalizado por um piquenique oferecido pela SOS Mata Atlântica.
Assim como o Porteira, o evento também é gratuito e aberto ao público, mas com vagas limitadas.
As inscrições estão abertas neste link.
Atenção:
em caso de chuva, o Parque é fechado e a atividade é cancelada. Notificaremos as pessoas inscritas caso isso aconteça.
O Viva a Mata 2023 é uma realização da Fundação SOS Mata Atlântica e conta com patrocínio do Bradesco. Tem apoio da Prefeitura de Itu; da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente; da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de São Paulo; da LATAM Airlines; da Fundação Bienal de São Paulo; do Parque Estadual Villa Lobos; do Parques da Paulista; e dos Parques Municipais: Anhanguera, Augusta, Linear São José, Natural Fazenda do Carmo e Trianon.
Acesse a programação completa, com eventos também em São Paulo e Brasília.