Mais de 200 Unidades de Conservação confirmam participação na campanha Um Dia no Parque

16 de July de 2024

Com o tema Natureza para todas as pessoas, a ação visa celebrar as áreas protegidas com diversas atividades de lazer, cultura e educação ambiental 

  

A campanha Um Dia no Parque – maior ação brasileira de valorização das Unidades de Conservação (UCs) – acontecerá no dia 21 de julho deste ano, e terá como tema a Natureza para todas as pessoas. O objetivo é incentivar famílias e comunidades a explorarem a natureza. Neste dia, serão oferecidas diversas atividades, em várias regiões do país, entre elas unidades no Acre, Amapá, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Mais de 200 UCs já estão confirmadas.

 

A Um Dia no Parque é uma campanha nacional, em atividade desde 2018. Nestes seis anos, mais de 300 mil pessoas participaram das atividades, em 500 UCs mobilizadas. A categoria “Parque” foi escolhida por ser a mais reconhecida pela população, mas todas as categorias de UCs podem participar, de todas as esferas, sejam federais, estaduais, municipais ou particulares. 

  

A pesquisadora Jakeline Pereira, do Imazon, uma das organizações que formam a Coalizão Pró-UCs e responsável pelo engajamento na Amazônia, afirma que a ação é essencial para promover uma relação positiva entre as pessoas e a natureza. "A conservação depende do envolvimento das pessoas, pois é mais fácil proteger o que conhecemos e que traz benefícios para nossas vidas. O evento oferece uma oportunidade única de visitação para aqueles que talvez nunca tenham explorado uma área protegida. Um exemplo inspirador é o Parque Estadual de Monte Alegre, no Pará, que, antes da campanha, era pouco conhecido pelos moradores locais. Após três anos de participação na campanha, observamos mudanças significativas no senso de pertencimento ao local", observa Jakeline. 

  

Como participar 

Toda a comunidade está convidada: Unidades de Conservação, grupo de associações de empresas públicas e privadas, coletivos, organizações não governamentais ligadas ou não à conservação da natureza, famílias, grupos de amigos, ou seja, a sociedade em geral. Inclusive, as UCs que não são abertas ao público podem participar e criar eventos especiais para grupos específicos. “Escolha uma área que possa receber visitantes, mesmo que seja um grupo pequeno, prepare uma atividade, que una lazer e educação ambiental, e mostre tanto a beleza como a importância do local. Esta é uma boa oportunidade para criar laços com a comunidade e aproximá-la da natureza”, explica Angela Kuczach, diretora executiva da Rede Pró UC e coordenadora do Um Dia no Parque.

 

As atividades cadastradas já estão disponíveis no site da Coalizão Pró-UCs, divididas por estado, onde é possível buscar atividades na região desejada.

Compartilhar nas redes: