Relatório Anual 2023

Atividades e balanço da Fundação SOS Mata Atlântica em 2023

“O ano de 2023 foi marcado por grandes aprendizados e crescimento. Passamos por mudanças de equipe, conquistamos novos apoios, renovamos parcerias anteriores, participamos de diversos eventos e, com a consolidação da nova estratégia da SOS Mata Atlântica, traçamos uma rota para aperfeiçoarmos ainda mais os nossos resultados e impacto. Entramos em 2024 animados, com perspectivas muito positivas e várias ações já planejadas.”

Diego Martinez Igawa, coordenador de projetos

Edital de apoio a projetos na Costa dos Corais

Lançado em fevereiro de 2023, juntamente com a Fundação Toyota do Brasil, o edital foi voltado para projetos que contribuíssem para os objetivos da Área de Preservação Ambiental (APA) Costa dos Corais, que fica entre Pernambuco e Alagoas e recebe apoio das duas fundações desde 2011.

Das 16 propostas recebidas, três foram selecionadas: Instituto Biota da Conservação, com o projeto de conservação da fauna marinha por meio do monitoramento; o Projeto Conservação Recifal, com ações de prevenção e controle de espécies invasoras, especialmente o Coral-sol e o Peixe-leão; e o projeto Jangadas Conectadas, do Instituto Bioma Brasil, que cria uma interface de realidade aumentada em jangadas de passeio, receptivos e pousadas, para potencializar a experiência do turismo de base comunitária na Rota Ecológica.

Até dezembro, 380 parceiros foram capacitados pelo Projeto Conservação Recifal para identificação e manejo das espécies invasoras. O Instituto Biota da Conservação promoveu

72 dias de monitoramento de praia, entre abril e outubro, para registro de atividades reprodutivas e encalhes de animais marinhos, além de 384 registros de fauna marinha, sendo 60% advindos de demandas da população.

Um Dia no Parque com expedição da equipe a Itatiaia

A Coalizão Pró-UCs, coletivo de organizações do qual a SOS Mata Atlântica faz parte, promove todo ano, desde 2018, a campanha Um Dia no Parque, com o objetivo de estimular o contato e engajamento da sociedade com as Unidades de Conservação, como Parques, Reservas e outras categorias de Áreas Protegidas.

Na edição de 2023, com o tema “É hora de cuidar do nosso lar”, mais de 400 UCs promoveram atividades, que atingiram mais de 140 mil pessoas.

Neste dia, a equipe da SOS Mata Atlântica fez uma expedição pelo Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro do Brasil, que abriga cenários de Mata Atlântica de altitude – inclusive o famoso Pico das Agulhas Negras – e de floresta densa em sua parte baixa. Veja como foi!

Apresentação e uso do relatório de UCs municipais

O relatório lançado em 2023 foi o terceiro de uma série que explorou as áreas protegidas dessa esfera de gestão local e, pela primeira vez, forneceu um retrato sobre os 3.429 municípios do bioma. O estudo foi apresentado no XI Seminário de Áreas Protegidas e Inclusão Social, e motivou uma parceria com o Ministério do Meio Ambiente para aperfeiçoamento do Cadastro Nacional de Unidades de Conservação.

Inauguração de uma nova reserva particular na região da Bocaina

Cristina Garcez procurou a SOS Mata Atlântica para realizar um sonho: ter um pedaço de terra que ajudasse a preservar a floresta. Ela foi recebida em nossa sede, onde explicamos sobre as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), a importância da conectividade de fragmentos de Mata Atlântica, sobre zona de amortecimento e as áreas de ocorrência de espécies ameaçadas.
 
Assim, ela escolheu uma propriedade em Bananal (SP) e iniciou o seu projeto, que foi contemplado pelo nosso edital de fomento à criação de RPPN na região de Bocaina. Participamos, em agosto, do lançamento da RPPN Fruta do Lobo, onde serão restaurados 25 hectares de floresta.

Apoios de longa data a Unidades de Conservação

Tivemos o privilégio de manter parcerias de longa data em prol de diversas UCs na Mata Atlântica, como o apoio à Reserva Biológica do Atol das Rocas por meio do Fundo Atol das Rocas, e o apoio à Estação Ecológica de Guanabara e à Área de Proteção Ambiental de Guapi-Mirim, por meio do Fundo Guanabara, ambos constituídos com doações anônimas de pessoas físicas.

Seguimos apoiando o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental do Cairuçu e a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga, juntos com o Instituto Humanize e doadores pessoa física, e renovamos parceria com o Parque Nacional do Itatiaia, com apoio da Foxton, e com a prefeitura do Guarujá, com apoio do Instituto Semeia, ambas por meio de acordos de cooperação com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Expediente

Relatório Anual 2023

Coordenação 
Marcelo Bolzan/Estúdio Verbo

Redação
Marina Vieira

Colaboração
Afra Balazina, Aislan Silva, Carlos Abras, Diego Igawa Martinez, Gustavo Veronesi,  Kelly De Marchi,  Luís Fernando Guedes Pinto, Marcia Hirota, Maria Luísa Ribeiro, Olavo Garrido e  Rafael Bitante Fernandes  

Pesquisa de imagens
Andrea Herrera e Marina Vieira

Projeto gráfico

Karine Costa

Revisão
Ana Cíntia Guazelli

Desenvolvimento web
Kingly Studio